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Termos de Pesquisa do Google Adwords: O principal fator!

Termos de Pesquisa do Google Adwords: O principal fator!

Faz tempo, percebemos que o esforço do Google tem sido em prol de tornar a ferramenta Adwords mais fácil para o usuário final. Para que qualquer pessoa possa usar.

Particularmente, acho ótimo essa facilidade. Não faz mesmo sentido pagar uma agência só para tornar a ferramenta acessível. Uma agência especializada só faz sentido se ela melhorar o desempenho dos anúncios. Alguém que luta pelos interesses do cliente dentro da mídia Google. E não só um burocrata que “sabe onde clicar”.

Termos de Pesquisa, por exemplo, eram meio escondidos. Pouca gente fora do meio sabia do que se trata. E agora os encontramos com um clique, logo ao lado das palavras-chave.

Termos de Pesquisa - Google Adwords 02

Enquanto que as Palavras-Chave são o aquilo que o usuário escolhe para vincular seu anúncio, os Termos de Pesquisa são a sentença que o usuário efetivamente digitou. E tem muita diferença entre uma coisa e outra. Por exemplo, o anunciante dá lance na palavra ‘aluguel de container’, e o usuário pode procurar no Google o termo de pesquisa ‘empresa de aluguel de container em Santos’.

E não só isso. O Google também engloba palavras com o mesmo campo semântico. Daí acontece que um anúncio de alguém que deu lance numa palavra-chave X é mostrado para um usuário que buscou pelo termo Y. E isso acontece para o bem ou para o mal. Por exemplo:
– Anunciante dá lance em ‘cirurgia de nariz’, e o usuário procura por ‘rinoplastia’. Um exemplo onde ambos ficam felizes.
– Anunciante dá lance em ‘loft’, e o usuário procura por ‘kitnet’. Um exemplo real que aconteceu comigo! Um completo desastre, pois são públicos totalmente diferentes.

Note que os Termos de Pesquisa são o principal fator que mostra se a campanha está atingindo o objetivo ou não. Se os termos mostrarem palavras incoerentes, algo deu muito errado na hora da criação. O relatório precisa mostrar termos coerentes com o seu negócio. 80% de termos coerentes é um bom número. E nem é um chute tão alto.

O que fazer com eles então? Quanto a isso, não tem segredo. É ler os termos um a um e se perguntar. “Minha empresa quer aparecer para a pessoa que digitou essas palavras, nessa sequência?” Se a resposta for sim, estamos no caminho certo. Se for não, as vezes o melhor é até refazer a campanha.

Considero impossível ter 100% de aproveitamento. Então, quando você encontrar um termo ruim, pegue-o como ideia de palavra para negativar. Palavras negativas são palavras que cadastramos para que o anúncio NÃO apareça para aquela busca.

E não pare por aí, negative as variações também. Deixe sua mente trabalhar para negativar tudo que for preciso. Veja exemplo onde trabalhei numa campanha de uma clínica de estética:
– Dei lance na palavra ‘criolipólise’.
– Daí alguém digitou e apareceu para mim o termo de pesquisa ‘Criolipólise causa manchas?’ Ou seja. Não parece ser alguém que quer comprar o serviço.
– Negativei a palavra ‘mancha’ e ‘manchas’. E não só ela. ‘Queimadura’, ‘queimaduras’, ‘contra-indicação’ etc.

Por fim, vou compartilhar com vocês alguns exemplos de Termos de Pesquisa. Esses anos de trabalho com Links Patrocinados já me renderam boas risadas. É divertido estar do outro lado vendo o que os usuários escrevem no Google. E fiz alguns prints. Veja o que você acha:

Começo com o caso que é au concour. Tenho um cliente que vende Softwares de Gestão para Lojas de Roupas. Na campanha, uma das palavras-chave é ‘programa para loja de roupas’. Veja pois o que um usuário digitou (e clicou):

Termos de Pesquisa - Google Adwords 22

Esse outro termo é de uma campanha de confecção de crachás. Você conhece a Umbrella? É uma espécie de Samarco dos vídeo-games no âmbito mundial:

Termos de Pesquisa - Google Adwords 32

Esse é de uma campanha no ramo de psiquiatria. Se você acha que precisa de remédio e meses de tratamento contra a depressão… Que nada:

Termos de Pesquisa - Google Adwords 42

E não me pergunte como esse termo foi aparecer para uma campanha de camas de massagem:

Termos de Pesquisa - Google Adwords 52

Quer saber mais? Acompanhe os posts da Search1. Falamos sobre Marketing Digital de forma simples e direta. Também com certa dose de filosofia e reflexões sobre o mercado.

Att

2 comentários em “Termos de Pesquisa do Google Adwords: O principal fator!

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